A Revestir, feira considerada a Fashion Week da construção civil, retomou suas atividades após a fase crítica da pandemia, celebrando sua 20ª edição em formato presencial e digital, no início de março deste ano.
Com foco na área de arquitetura e na cadeia produtiva da construção civil, a feira tem como principal objetivo, expor as inovações do setor de revestimentos e acabamentos.
Um pouco mais enxuta, em função do momento que estamos vivendo, senti falta de alguns fiéis expositores e observei novas parcerias, entre outras mudanças decorrentes do mercado atual.
De positivo, a pandemia possibilitou que a indústria se reinventasse, refletindo nos produtos a nova tendência de morar. Em sintonia com a arquitetura na premissa de servir as pessoas, os lançamentos das grandes marcas, com o propósito de transformar a experiência de viver o design, privilegiaram a beleza, a sustentabilidade, o contato com a natureza e acima de tudo, muita praticidade, buscando um maior conforto no dia a dia.
Destaco as novidades para os acessórios de cozinha e área gourmet, ambientes que proporcionaram uma maior conexão com a família neste período de reclusão, fazendo com que se tornassem os preferidos para o refúgio.
Seguindo a mesma linha para o bem viver, os acessórios de banheiro também receberam uma atenção especial. Muito luxo - expressado principalmente no dourado e nas pedrarias, muitas opções de nichos e cubas - com cores neutras e texturas suaves, além de banheiras com design diferenciado, até com borda infinita! Destaque para o sifão invisível, que não aparece debaixo da pia, uma inovação tecnológica da indústria.
Os cobogós continuam reinando, com muito mais opções de desenho e cores, possibilitando várias alternativas para utilização nos projetos. Lindos demais!
O poder de conexão e o conforto proporcionados pelas cores, se estendem também aos revestimentos cerâmicos. Grandes formatos ganham ainda mais força, impulsionados pela reprodução em alta definição, que permite a impressão de diversas cores, estampas e texturas em porcelanatos que ultrapassam a medida dos 3 metros, possibilitando uma continuidade visual.
O stand da Ceusa roubou minha atenção, especialmente com a linha assinada por Isabela Capeto, das passarelas para os ambientes, coleção que celebrou a brasilidade e criatividade, expressas nas estampas criadas por esta conceituada estilista.
Muitas folhagens nas estampas, predominando a Costela de Adão em diversas leituras e cores, numa forma de trazer a natureza pra dentro de casa. Ficou muito bom!
O desenho geométrico, em cores suaves e com um ar retrô, que já vinha dando sinais nos anos anteriores, ocupou um bom espaço nesta edição. Não só nas cerâmicas, mas também sobre outros materiais, como o MDF, por exemplo.
Uma coleção especial de porcelanato foi desenvolvida e assinada pelo arquiteto carioca Paulo Niemeyer para a Villagres. Inspirada na Catedral de Brasília e no Auditório Niemeyer em Ravello, na Itália, retrata a essência da arquitetura moderna brasileira.
Os 100 anos da Semana de 22 também foi considerado e as linhas modernas que marcaram esse movimento, estiveram presentes nas estampas e cores de muitos expositores. Aqui se encaixa a presença de detalhes em vermelho e outras cores vibrantes, além do preto e branco.
Mas a palheta de cores predominantes são os tons de terra, juntamente com o azul, sua cor complementar. Sempre suaves.
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