Entre, fique à vontade
Revista Di Móveis - Ano 4 - Nº 9 2012
Texto: Anaí Nabuco
Fotos: Celso Melani
Projeto de Decoração transforma um frio ambiente corporativo em agradável e acolhedor espaço para trabalho
O desafio da arquiteta e decoradora Denise Guarezzi era humanizar o ambiente corporativo - frio e impessoal - de uma concessionária de caminhões, sem deixar de seguir padrões estabelecidos. Um olhar mais atento mostra que a tarefa foi bem sucedida.
Nas mãos da arquiteta e decoradora Denise Guarezzi, a empresa ganhou conforto e personalidade. Também ficou aconchegante, dando a sensação de estar em casa. "A compra de caminhão não é algo que se faz em cinco minutos. Essa é uma empresa que mexe com o sonho de uma pessoa. Se ela está em lugar hostil, sentada em uma cadeira desconfortável, acaba ficando apressada para ir embora e isso não pode acontecer",diz.
Humanização
Pode-se dizer que esse foi o grande desafio dado à arquiteta, uma vez que a empresa deve seguir um padrão, priorizando a escola Bauhaus. "Precisa ter uma sofisticação que agregue utilidade. Os móveis foram escolhidos a dedo, todos com design assinado por profissionais renomados e cumprindo determinado papel dentro de um espaço pequeno" explica Denise.
A tacada de mestre no quesito humanização veio com miniaturas de caminhão. "Consegui usá-las em um painel como identidade visual para as salas. É uma coleção pessoal do proprietário, que deu a pitada de humanização e também um ar descontraído. Sem contar que se torna uma atração para quem visita a sala, dá o colorido que eu quero e ainda por cima é alusivo à empresa", conta.
Detalhes
As cores originais da empresa são cinza e branco com um pouco de madeira, e precisam obrigatoriamente estar presentes. Para aquecer, Denise pontuou a decoração com cores quentes. Logo na entrada, um tapete persa "quebra o gelo". Toques de laranja dão vida às baias e cadeiras de trabalho. Objetos em vermelho, de madeira e com temas étnicos não deixam dúvida de que o clima ali é de aconchego.
Como as cortinas são proibidas, os vidros ganharam a cobertura de filmes plásticos texturizados - os de listras parecem persianas e os outros imitam o linho. "Isso dá privacidade e um charme especial, sem tirar a visão direta de uma sala para outra".
"Um pouco de vegetação também é importante, por isso fiz questão de colocar vasos com plantas de verdade em alguns pontos. Isso humaniza o ambiente e o resultado é um local agradável aos sentidos, que favorece a integração entre os funcionários e, especialmente, os negócios. Afinal, o cliente que se sente acolhido sempre quer voltar", lembra.
A recepção da concessionária garante todo o conforto ao cliente com a mesa de centro Noguchi e o tapete iraniano em vermelho
Na sala de reunião, Mesa Saarinen, a Mega (La Lampe) e as poltronas Brino
Mesa Glenn (Adresse), Luminária Leo (Dominicci) e o painel Matisse (Adresse) compõe a sala de atendimento
Sofisticação e funcionalidade no projeto