Diversidade de Materiais
Revista D Marília - Ano 5 - Nº 24 - Jul/Set 2010
Diversificar o uso de materiais, sejam eles reciclados ou aqueles que "parecem, mas não são" é a nova ordem. Além dos materiais metalizados e muita transparência, que aparece no vidro, no plástico ou nos derivados do acrílico.
A convivência da tecnologia muito avançada com o artesanato é a própria cara da Itália. Em alta, o respeito ao meio ambiente, materiais antigos, mas extremamente inovadores e a assinatura de grandes designers.
Foi possivel identificar o sucesso de todos esses ingredientes juntos, nos diversos produtos expostos, mas este ano, as cadeiras foram as grandes estrelas, seguidas dos sofás, cada vez mais confortáveis.
Dentre as cadeiras, vale destacar as que vieram dos EUA, produzidas com alumínio 80% reciclado, feitas artesanalmente e assisnadas por designers famosos, com atenção especial para o modelo colorido desenhado por Philippe Starck, que utiliza 111 garrafas PET para cada peça. Ainda nesta linha, a cadeira Sparkling, desenhada por Marcel Wanders para a Magis, recuperando garrafas PET de água mineral, conferindo-lhe uma bela transparência.
Seguindo a ordem de reuso de materiais, um show a parte, os móveis que mesclam o metal com "quercia", a madeira com aspecto de demolição, encontrada nos lagos de Veneza e utilizada para delimitar as vias navegáveis. Uma verdadeira jóia!
Contrastando com a simplicidade presente, a polêmica e crescente presença dos grandes estilistas da moda no mercado do design, com suas "Home Colections", sob a insígnia do excêntrico e da exclusividade. Na semana do Salão, desfilam sofás "haute couture", luminárias "pret-à-porter", pratos, roupa de cama e banho e outros artigos de necessidade que compõe esta coleção de luxo. Nesta passarela, Armani, Kenzo, Fendi, Missoni, Moschino, Ken Scott, entre outros.
Brasiliani
E parafraseando Gianechini em Passione, "o Brasil está na moda". E está mesmo! Isto só reforça o orgulho de ser brasileira.
Os irmãos Campana, verdadeiras celebridades na Itália, não só ocuparam um espaço maior dentro do stand da Edra, mas também marcaram presença fora do Salão, colocando seus móveis em Lounges, como o da "Veuve Clicquot", além do lançamento de um livro que conta sua trajetória.
Sérgio Rodrigues, o clássico designer brasileiro, autor da famosa Poltrona Mole e responsável pela mobílía do Palácio do Planalto, este ano estava dentro do Salão.
O "lounge Brazil S/A" apresentou uma exposição sobre nosso design, com peças de Flávio de Carvalho, Paulo Mendes da Rocha, entre outros. Além dos brasileiros presentes no Salão Satélite, reservado a jovens talentos. Milão, essa cidade elegante empresta seu encanto ao Salão, que por sua vez, reflete seu brilho por toda cidade! Sempre vale a pena, mesmo em tempos de crise.
Reunindo transparência e sustentabilidade, a Sparkling chair é feita de garrafas PET
A transparência em alta, como mostra a Poltrona Invisível de Kartell
Poltrona Vermelha em releitura dourada
Poltrona mole, de Sérgio Rodrigues
Cabana , a nova estante dos Irmãos Campana para Edra
Campana na Veuve Clicquot